segunda-feira, 13 de junho de 2011

ENXAME AO NATURAL ( abelhas menos agressivas ...? )



Será que as placas de cera moldada têm influência na agressividade das abelhas ? ou terá a ver com a
quantidade de abelhas . Nestas imagens em ambas colmeias reversíveis o manuseamento foi igual, sem
protecção . Na colmeia seguinte em que o ninho é uma caixa Lusitana e uma reversível também foi sempre sem qualquer protecção , até ao dia em que adicionei uma alça Lusitana com cera moldada ,a partir desse dia
tornaram-se mais agressivas (defensivas) ,não muito mas, sem protecção já não dá!.

4 comentários:

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
As abelhas nascidas de favo natural são mais pequenas que as criadas em cera moldada, logo é natural que tenham mais medo que as outras maiores, do matulão do apicultor!
Por outro lado embora geralmente as colónias de menores dimensões sejam mais mansas, já tenho encontrado muitas excepções.
Está na moda falar de stress das abelhas. Será que as abelhas criadas em favo natural sofrem de menos stress? Não sei.
Tenho um apiário principal perto de casa e outro "acidental" muito mais pequeno afastado cerca de 300 quilómetros, com abelhas de origens diferentes e nunca troquei abelhas entre eles, mantendo-os sempre completamente independentes e isolados.
As abelhas do apiário principal são o diabo , as do outro são de uma grande mansidão, embora não tanto como mostra nestas imagens. Ambas usam cera moldada.
As imagens que mostra são de filme.
Um abraço.
Abelhasah.

adelino ramos disse...

amigo abelhasah por acaso estas imagens não são de filme mas tenho video feito neste mesmo dia e hora mas é um pouco longo e dá sempre erro a carregar para inserir no blog ,mas vou continuar a tentar .
O manuseamento na colmeia com alça lusitana com quadros com cera moldada não correu assim tão bem ,mas mexer em abelhas e não levar uma ferroada fica sem piada .
Até outro dia.
MELFONTE NOVA

Abelha Preguiçosa disse...

Olá, Adelino!
Eu acredito que seja mais pelo numero de abelhas e outros factores, mas quem sabe se o favo também não tem influência?!
Para mim um dos factores importantes para a mansidão é a quantidade de abelhas novas que existem no enxame.
Nunca tive coragem para abrir as colmeias assim "despido", mas dava um jeitão, porque tirava-nos da sauna do fato!

Um abraço
Ricardo

Pedro disse...

Não acredito que a mansidão ou agressividade das abelhas se deva a cera moldada ou a favos naturais.
Quem trabalha rotineiramente com colmeias topbar ou warré é tão picado como com quem trabalha com colmeias "tradicionais".

A mansidão ou agressividade podem ter a ver mais com a idade da maioria das abelhas, a idade da rainha, a altura do ano, a presença de mais ou menos pragas e doenças, a hora do dia, a genética que muda de colmeia para colmeia, o uso de fumo, a fase em que está a colónia no seu desenvolvimento, a proximidade ou não da enxameação ou do bloqueio da colmeia, a ordem de visita da colmeia, o tipo de manuseamento, etc.

Possivelmente, para o caso, vários factores se conjugaram, sendo que a construção dos favos, de raíz, exigindo mais trabalhadoras e cera e havendo menos abelhas adultas, foram alguns desses factores.

Mas há quem goste de ser picado. Pessoalmente prefiro não levar picadelas :)