quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXPERIÊNCIA COM ENXAME (parte 3 ) 5 de Abril 2011


depois de mudar a colmeia para o local definitivo decidi abri-la para ver como estavam os trabalhos ,
parece que está tudo a correr bem como se pode ver nas imagens da 4ª e 3ª ripas , esta já com criação
do dia .
nestas fotos ,a 2ª ripa também tem alguma criação do dia e a 1ª ripa algum pólen e mel portanto tudo ok!
mas continuo com esta dúvida , será que o enxame começa sempre a construir os favos da esquerda para direita (estando de frente para a colmeia) ou essa ordem é aleatória de colmeia para colmeia?
Desde já agradeço a quem me possa esclarecer a minha dúvida.

3 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Também não sei, mas pode ter a ver com a quantidade de sol que bate em cada parede da colmeia e, logo, com a orientação da mesma, não?

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Há cerca de quinze dias, apanhei no meu apiário um enxame que coloquei num ninho Langstroth e, por não ter no momento quadros suficientes, ficou apenas com seis quadros, encostados à esquerda da colmeia (vista de frente). Este apiário está numa encosta virada a sul ,portanto as colmeias estão com a entrada virada a sul, estando os quadros aproximadamente orientados no sentido norte-sul.
Quando cerca de dez dias depois abri esta colmeia, as abelhas estavam todas concentradas no espaço sem quadros, encostadas à direita ( estando de frente para a colmeia), onde construiram favos naturais agarrados à prancheta num sentido perpendicular aos quadros nela colocados, portanto no sentido leste-oeste.
Há quem defenda que os enxames que saiem, mantêm a memória da orientação dos favos da sua colmeia em relação ao sol durante de cerca de nove dias e reproduzem-no na nova colmeia. Assim sendo, se isto for verdade, neste caso não corresponde a nenhuma das minhas colmeias, a não ser eventualmente ao único cortiço que tenho neste apiário e do qual não conheço (por enquanto) a orientação dos favos.
Também há um ano, num "aperto" de enxameação, coloquei um enxame num núcleo de cinco quadros, mas com quadros de alça em vez de quadros de ninho e nunca mais me lembrei disso. Este ano, quando fui passar este núcleo para uma caixa de ninho, as abelhas tinham construido favo agarrado à travessa inferior dos quadros, na parte posterior da colmeia, mas à medida que o favo se desloca para a frente (para sul), começa a encurvar para a direita (estando de frente para a colmeia), num ângulo aproximado de vinte e poucos graus em relação ao eixo norte-sul.
Desígnios do FMI ??
Um abraço.
Abelhasah.

Abelha Preguiçosa disse...

Há sempre diferenças nos favos entre o que consideramos ser a zona de criação, e a zona de reservas.
Pelo que li, e também me parece, os favos que as abelhas fazem inicialmente quando se instalam são muito mais uniformes que os favos que elas fazem quando o que está em causa é o armazenamento do mel.
Quando um enxame se instala num sitio a prioridade é fazer abelhas, e os favos são mais direitos e mantêm a mesma largura, à medida que o objectivo das abelhas é mais armazenar reservas e menos criar abelhas os favos podem ser muito mais largos e penso que também com alguma curvatura nas pontas, pelo menos li que isso acontece em colmeias em que o desenvolvimento da colónia é mais horizontal que vertical.