sexta-feira, 27 de agosto de 2010

QUANTO MAIS LONGE MELHOR ( porquê? )


meus amigos , estas imagens pretendem demonstrar a minha experiência , pois já tinha ouvido muitos comentários sobre este modo de actuação das amigas abelhas . Porquê tendo as abelhas o mesmo produto
perto das colmeias , neste caso pêras (a 30 metros, imagem da esquerda) preferem deslocarem-se ao pomar
do vizinho (imagem da direita) que fica a cerca de 120 metros para colherem a mesma polpa de pêra . Já fiz o mesmo tipo de experiência relativamente á àgua e aconteceu o mesmo , foram beber mais longe ,Porquê ?.
Será que alguem me poderá dar explicaçâo lógica ,ou comprovada técnicamente, desta maneira de trabalhar das abelhas.


Será que as abelhas tambem conhecem o ditado popular, a galinha da vizinha é melhor que a minha

7 comentários:

montedomel disse...

Olá Adelino

Situação curiosa não é???
Já me tinha deparado com ela imensas vezes no caso da água.
Fica a sensação que o sistema de geolocalização delas não funciona abaixo de um determinado limite inferior, mas é só mesmo a sensação...
não sei porque razão preferem néctares, pólenes e água nem demasiado perto nem demasiado longe do ninho...

Abraços
Pifano

octávio disse...

A minha experiência é a seguinte: coloquei uma pia daquelas de granito antigas, mas pequena; tipo para galinhas, com um sistema de rega a alimentar a pia 4 vezes por dia. Portanto estamos a falar de água potável ligada à rede pública.
Esta pia está em posição frontal ao apiário mas a um nível superior ao solo, mais ou menos apanhando a linha de voo das abelhas.

Sucede que, uns 10 metros mais abaixo está um tanque de águas estagnadas, aproveitadas das chuvas. à pia nem lhe ligam. Ao tanque parece que se forma um autêntico enxame que até já me levou a colocar lá pedaços de cortiça para evitar tantos afogamentos de abelhas.

Porquê esta escolha?

Um abraço,

Mel Fonte Nova disse...

e esta heim!, que as abelhas por norma não bebem água directamente ,mas sim a húmidade que os solos têm por estar em contacto com a água ,e no caso do amigo Octávio de certeza que as abelhas sugavam a húmidade do cimento que estava logo acima da linha de água pode-se comprovar julgo eu, com facilidade mas irem ,comerem e beberem mais longe quando o podiam fazer mais perto ,é intrigante sem dúvida .
até outro dia
MELFONTENOVA

Mário disse...

Amigo Adelino, é por estas e por outras que torna a nossa apicultura mais aliciante e gustativa, quando temos uma resposta a uma pergunta surgem logo mais duas ou três duvidas, as quais não descansamos ate termos a solução.
abraço
Ferradela

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Já li que poderá ser por questões sanitárias que as abelhas preferem pasto não demasiado perto da sua casa, mas não percebo muito bem o porquê desta razão.

O que é facto é que as abelhas quando põem fora da colmeia pupas ou larvas que elas consideram com algum problema, também aí elas tentam sempre ir o mais longe possível, chegando a voar centenas de metros!
Já dei por mim a persegui-las durante algum tempo até que desisto pois não chego para elas... não tenho asas!

Mas neste caso da fruta não poderá ser por a fruta do vizinho apanhar alguma sombra das árvores, e a fruta colocada perto delas estar ao sol?

Abelha Preguiçosa disse...

Lembrei-me agora...
Em relação à água, a minha experiência diz o contrário disto!
Na primavera vejo as abelhas beberem da terra mesmo em frente (2,3 metros) às suas colmeias, numa zona em que o solo tem geralmente nesta altura alguma humidade!

Leonardo disse...

Caros amigos, lembro de ter lido algo sobre isso, acho que foi em um livro meio antigo do professor Kerr, intitulado Apicultura cientifica... que dizia que as abelhas novas no seu voo de higiene voam perto da colmeia, logo em um raio de 25 metros de casa há a deposição de fezes por isso só consumirao nectar dessa zona em caso de extrema falta de florada assim como ha a deposição de cadaveres. Ha tambem exceçoes onde voam para mais longe para depositar seus residuos. Se nao me enganei é essa a explicação, ok?! vou ver de novo o livro e qualquer coisa mando a pagina escaneada!

Grande abraço