segunda-feira, 7 de maio de 2012

ENXAMES AO NATURAL

Antes destes dias de chuva era velas carregadas de pólen e mais 
pólen ,mas mel nas alças .. zero . Permapicultura em Portugal 
não é fácil ou então é uma questão de maneio .
 






4 comentários:

diper disse...

absolutamente verdade amigo Adelino.
O polen tem sido para as crias. Agora com as chuvas e apòs vem as verdadeiras fontes de nectar para as alças... esperemos que não passe de uma Primavera tardia.

Cumprimentos Diniz Pereira (Diper)

http://apiculturaxxl.blogspot.pt/

Hugo Martins disse...

Boa noite amigo Adelino!
Gostaria de dar aqui uma achega ao seu trabalho e possivelmente tentar responder à questão da permapicultura.
Conhece a colmeia japonesa? Tente encontrar semelhanças nela com o seu trabalho e verá que a resposta é obvia... As abelhas naturalmente trabalham no sentido descendente para a construção de favos e não no sentido ascendente. E à medida que o favo vai crescendo o mel é armazenado em cima enquanto que a criação vai descendo no favo!
Cumprimentos

Rui disse...

Boa noite.

Tenho seguido esta sua experiência com bastante interesse pois apesar de ser um absoluto iniciado na apicultura, tenho planos para tentar o novo modelo da colmeia Perone.

É verdade aquilo que o Hugo. Tive já uma colmeia Warré (que infelizmente foi atacada e roubada pela colónia do cortiço e deu o berro) e essa colmeia tira partido do comportamento natural das abelhas de construir favo no sentido descendente.

No entanto, conheço bem o trabalho do Sr, Oscar Perone e estou em crer que tem mérito. Ele próprio afirma que não se deve tocar numa colmeia Perone a não ser ano e meio depois da instalação da colónia pelo que me parece que o amigo Adelino estará com expectativas um pouco precoces de cresta. O tal ano e meio é o tempo que, segundo a sua experiência elas levam a encher o ninho (claro que isto depende do clima e da alimentação disponível. A partir do momento em que o ninho esteja cheio, elas começaram a encher então as alças com o excedente.

Quanto às críticas que fazem à colmeia Perone, afirmando que não se adequa ao nosso clima, tenho sérias dúvidas, pois ela está a ser utilizada com sucesso aqui ao lado em Espanha e até em Inglaterra.

Com os meus cumprimentos,
Rui Quinta

Rui disse...

Não sei porquê mas desapareceu parte do que escrevi...

Desapareceu o texto que explicava que tenho presentemente apenas um cortiço e que em tempos tive também uma colmeia Warré.

Pequena correção na última frase do penúltimo parágrafo: "elas começarão" e não "elas começaram". :)