terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TARDARAM MAS CHEGARAM (infelizmente)


VESPAS , elas ai estão após um mortífero ataque a quatro colmeias dois enxames não
resistiram ,estas imagens são uma pequena amostra da mortandade


4 comentários:

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Lamento as perdas que podem ser desanimadoras.
Nas imagens , mesmo apliadas, não consigo perceber bem mas parece a cera triturada em pedaços grosseiros, como vejo quando há ataques de ratos. Não estou a defender as vespas, mas não se terá iniciado tudo com um ataque de ratos e as vespas, oportunìsticamente acabarem com os despojos?
Pergunto porque nos locais onde tenho as minhas colmeias,os ataques de ratos são uma raridade, mas este ano têm sido sucessivos e em várias colmeias ao mesmo tempo (nunca coloco reguladores de entrada , nem no verão, nem no inverno).
Um abraço .
Abelhasah.

adelino ramos disse...

amigo ABELHASAH se ampliar a imagem de cima e reparar bem, as abelhas estão sem cabeça foram cortadas que é o método utilizado pelas vespas .
Nos dois enxames que resistiram estavam montes de abelhas no chão mortas mas as ceras estavam bem .
Uma nota, os enxames que foram mortos estavam fracos e só com uma caixa de ninho ,logo mais fracos os outros dois estavam bastante fortes e com alças de mel, mas os ratos são uma hipótese a considerar.
um abraço.
MELFONTENOVA

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Os pedaços de cera grosseiros também me levavam a pensar em ratos mas eu não sei bem que tipo de vestígios deixa um ataque de vespas... Os maiores problemas com vespas, mais com os vespões do que com as vespas, na minha zona são no fim do verão, agora não há!
As fotos impressionam!
Em relação às abelhas cortadas isso também acontece com os ratos.
Este ano tive ataques de ratos em 3 colmeias e aparecia tanto essa cera como também os restos de abelhas, que eu presumo não se defenderem bem por causa do frio.
Dá-se conta à entrada mas dá conta antes quem tiver estrados sanitários.
São muito sorrateiros e roem o fundo e às vezes paredes dos favos mais na periferia, onde as abelhas não chegam durante periodos de frio.
Não me admirava que , nestas circunstancias de inverno, muitas vezes eles entrem lá durante a noite e se vejam forçados a sair durante o dia, caso as temperaturas o permitam, e os enxames não estejam muito fracos!
Com temperaturas diurnas de -4º, como me disseram há tempos que estiveram aqui, já não me admiro de nada...
Uma maneira de dissipar as duvidas será ver se existem caganitas nos detritos deixados, se sim então não há dúvida de presença de rato!
Abraço
Ricardo

Luis M. disse...

Ola vou colocar aqui um link que acho que vos vai tirar as duvidas..

http://www.youtube.com/watch?v=yGVQEwJ14l4&feature=related

Acho que deviam ver, Acho que poderia por este vídeo no seu blogue para poder esclarecer muitas duvidas.

Atentamente
Luis Manso