segunda-feira, 4 de maio de 2009

DEPOIS DA CRESTA A LIMPEZA


Quadros prontos a desopercular.

Desopercular Manualmente.

Centrifugar
(em bom português é dar á manivela)

Ouro liquido pelo processo de dar á manivela

(se os nossos politicos visitarem este blog ainda mandam o BANCO DE PORTUGAL aplicarem uma taxa sobre metais preciosos na APICULTURA)

Derreter cera aproveitando a energia solar


( este método está bastante desenvolvido na ASSEMBLÉIA DA REPÚBLICA pois mesmo sem sol conseguem fazer cera e derrreter o dinheiro dos impostos)


Cera Virgem

(ainda não tiveram tempo para dividir este bolo de cera virgem)

Limpeza dos Quadros

(esta fase dos trabalhos a ASSEMBLÉIA DA REPÚBLICA achou por bem e por falta de tempo dos nossos deputados, de concessionar á empresa)

ABELHAS MELIFERAS & ADELINO RAMOS ASSOCIADOS)


ABELHAS MELIFERAS & ADELINO RAMOS ASSOCIADOS

(fase final dos trabalhos de limpeza das caixas)

6 comentários:

Mário disse...

Parabéns amigo Adelino, ouro no seu estado mais puro,esse é o dia mais feliz de um apicultor, em breve vou tratar do meu ouro tambem.
abraço
ferradela

montedomel disse...

Bonitas imagens e bom trabalho Adelino.
Afinal a cresta do Eucalipto funcionou?!
Abraços
JPifano

Cabo Carvoeiro disse...

Equando é que se mete em linha o filme SOS ABELHAS?

Antonio Ramos disse...

Bom dia:
Na minha região (Alto Douro), a cresta é feita no inicio de Julho. Sou visitante assiduo do seu blog bem como Abelhas do Sôr, Ferradela, Monte do Mel, e outros, onde já aprendi muita coisa importante.(Vi por ex. que um apicultor começou a cresta em Abril e continua até ao fim da floração)- Pergunta 1: este método é mais aconselhável do que empilhar alças na colmeia?
-Pergunta 2: Após a extração do mel não volta a colocar as alças na colmeia para limpeza dos quadros e reparação dos mesmos? É que eu após a extração volto a colocar as alças nas colmeias e só as retiro no inicio do outono. Estou a proceder mal?
Cumprimentos
Antonio Ramos

Mel Fonte Nova disse...

Amigo António Ramos as respostas que tenho para a suas perguntas possivelmente haverá outros apicultores com mais anos e experiência que eu que lhas poderiam dar, mas eu digo-lhe aquilo que acho e faço ,questão 1- a cresta tem tudo a ver com a região e o clima o Norte tem mais frio no inverno e tambem mais calor no verão aqui na zona oeste (Peniche ,Òbidos)é mais temperado e as abelhasquase todo ano,logo faço cresta dependendo a floração, já crestei em julho,setembro,dezembro,final de abril inicio de maio como vê não hà duas regiões iguais agora o ter muitas alças em cima e cheias penso que obriga as abelhas a mais trabalho para chegar á alça de cima,mais vezes de cresta mais trabalho ou menos crestas menos trabalho, eu opto por 4 meias alças cheias e cresto independentemente da época. Questão 2- só ponho alças a limpar nas colmeias se precisarem de espaço para pôr mel nunca deixo 2 alças vazias outras vezes ficam no meu quintal pois ao fim de meia hora lá aparecem abelhas ou nos apiários empilhadas que elas fazem a limpeza

UM ABRAÇO-- MEL FONTE NOVA

Unknown disse...

boa tarde.

desde já os parabéns pelo seu blogue.
vinha perguntar uma questão pela qual me deparei hoje nas minhas duas colmeias.
Em que na semana passada lhe retirei o mel (pela minha primeira vez) e em que hoje fui dar-lhe uma olhade-la e reparei na ausência de ovos e larvas nas duas colmeias.
isto é normal?


se alguém me desse uma opinião agradecia.
desde já uma boa continuação a todos.


os melhores cumprimentos

ppascoal