segunda-feira, 30 de março de 2009

DESDOBRAMENTOS ( mais um método)



Prancheta separadora com abertura central de
9 cm x 9 cm

Ao fundo abertura para entrada e saída das abelhas
Prancheta mais grade excluídora é o necessário para este método de desdobramento
Agora é seguir os passos de qualquer outro método de desdobramento , criação do dia e criação operculada ,
para a caixa nova que se vai colocar em cima do ninho tendo o cuidado de deixar a rainha na caixa de onde se
tira os quadros , convem juntar tambem um quadro com mel e pólen.

Coloca-se então a grade excluidora em cima do ninho de onde se tirou a criação, para evitar da rainha subir , ou evitar de descer, caso ela tenha ficado na caixa que fica por cima .

Coloca-se a prancheta separadora em cima da grade excluidora.

A caixa nova que recebeu os 2 quadros com criação vai para cima da prancheta e da grade.


Para finalizar dá-se umas boas fumaradas para obrigar algumas abelhas novas subirem para a caixa nova para
fazerem o trabalho delas , alimentar a futura rai
nhas.

A abertura lateral como se vê na segunda foto pode ficar direcionada para qualquer lado excepto para a frente da colmeia , o mais curioso disto tudo é que as abelhas que passaram para caixa que fica em cima embora a prancheta tenha uma abertura ao centro, não voltarão mais ao ninho de onde sairam e passam a utilizar a abertura lateral como se vê na foto, e assim criar um novo ninho e um novo enxame se tudo correr bem claro.

E assim está concluído o desdobramento de enxame, espero ter contribuido para o tema dos desdobramentos de enxames ,é só mais um método .

MUITO IMPORTANTE NÃO ESQUECER DE ENTRE O 6 º E 10 º DIAS FAZER UMA INSPECÇÃO Á CAIXA DE CIMA PARA VER SE DE FACTO HÁ ALVÉOLOS REAIS E SE ESTIVEREM RETIRA-SE A CAIXA DE CIMA PARA OUTRO LOCAL PARA QUE A NOVA RAINHA NÃO NASÇA ENQUANTO ESTIVER POR CIMA DO NINHO QUE SE ESTAMOS A DESDOBRAR, POIS SE AS ABELHAS DA CAIXA DE BAIXO DETECTAREM A NOVA RAINHA SOBEM Á CAIXA DE CIMA PARA A MATAR TENHO ISSO POR EXPERIÊNCIA, O IDEAL SERÁ MUDAR A CAIXA PARA

OUTRO APIÁRIO. Este método será talvez o mais prático e mais fácil de trabalhar pois se não resultar basta retirar a grade excluidora e a prancheta ,e as abelhas voltam a juntar ao ninho de baixo e fica tudo como estava antes da tentativa de desdobramento.

13 comentários:

Mário disse...

Boa Adelino, está ai uma boa inovação. A apicultura é mesmo isso é brincar com as abelhas e descobrir os seus movimentos e rotinas, dessa forma poder tirar o máximo de partido.
Parabéns
Abraço
Ferradela

Hugo Martins disse...

Boa tarde!

Realmente o prometido foi devido e só tenho a agradecer esta partilha de conhecimentos!

Quanto à técnica fica-me uma dúvida... É possível deixar a caixa superior sem a tirar de cima da colmeia até termos uma rainha fecundada?

Abraços
Hugo

Anónimo disse...

Olá Adelino,
É um bom método, poupa-nos o trabalho de encontrar a rainha.
Só não o uso para evitar um trabalho que gosto menos, que é o de aparafusar e desaparafusar estrados...
Bom trabalho
JPifano

Mel Fonte Nova disse...

Amigo Hugo quanto á sua dúvida é não . A caixa de cima é retirada assim que houver alvéolos reais operculados (8 a 10 dias)para nascer e ser fecundada noutro local de preferencia outro apiário.
Um abraço
MELFONTENOVA

Hugo Martins disse...

Bom dia!

Obrigado pela explicação. Assim não farei asneira quando quiser usar esta técnica.

Mais uma vez obrigado.
Abraços
Hugo Martins

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog. Está muito interessante.
Em relação à técnica descrita, faço também algo do género, mas tenho o ninho superior dividido em 4 secções, com 2 quadros por secção. Coloca-se um quadro com criação nova por compartimento e assim teremos 4 desdobramentos. Coloco apenas a excluidora ao inicio, pois permite que subam mais abelhas inicialmente, para cuidarem dos alvéolos. Depois é só colocar um estrado com quatro saídas e esperar que uma das 4 raínhas seja fecundada com sucesso.
Continuação de boas invenções.
valedorosmaninho@blogspot.com

carlos disse...

muito bom o blog. sou um aprendiz de apicultor e gostava de esclarecer algumas duvidas. posso colocar quadros com criação de outro enxame?assim dividia a alça de cima ao meio e fazia logo dois enxames.
e posso usar este método já p'ra janeiro?
já aprendi muito com o blog
obrigado

Anónimo disse...

gostaria de saber mais pormenores sobre essa tecnica de 4 divisoes no mesmo ninho... se fosse possivel.

obrigado

rainhas do mel

Anónimo disse...

Boas,
ando a pensar investir no sector mas sou um perfeito leigo na matéria.Tenho lido algumas coisas mas falta-me muita informação.Agradecia se possível indicações sobre preços de enxames, caixas, produção quilo ano licenças etc?
joel_sarabando@hotmail.com

Anónimo disse...

E se a rainha ficar na caixa de cima.

Anónimo disse...

Boa tarde.
Tenho alguma duvida que as abelhas ao sairem do ninho de cima pela saida instalada na prancheta não vão entrar na entrada do ninho de baixo por onde estavam habituadas.
Elas parecem ter um GPS tão bem ajustado, e digo isto porque se deslocarmos uma colmeia 1 metro para o lado elas imediatamente andam alí desorientadas á procura da sua entrada. Se presenciarmos a chegada das abelhas vindas do campo á colmeia muitas delas entram logo directamente para o interior da colmeia. Estas razões levam-me a questionar se a maioria das abelhas começam a utilizar a nova entrada e se assim é qual a razão para tal facto.

Outra dúvida que tenho é a seguinte: Se há passagem de um ninho para o outro através da prancheta e da grelha antirainha será que as abelhas não vão circular como de um só enxame se tratasse? apesar de haver duas entradas/saidas?

Obrigado pelo exclarecimento
Matos

Anónimo disse...

boas noites amanha vou faser 6 núcleos meto somente 2 quadros em cada um e tiro 2 de cada colmeia mae tenho feito assim tendo de alimentar 1 mês com apimel e tenho tido suceço em 32 que fis nos últimos 2 anos ainda não tive baixas costumo ao fim de 6 semanas mudar para colmeias de 10 quadros so trabalho com núcleos de 3 e 4 quadros que eu próprio fabrico fernando Henriques oliveira de frades saúde apícula

Anónimo disse...

Boa tarde,

Este metodo agrada-me. Tenho uma duvida, em caso de já ter colocado a meia alça numa colmeia reversível posso tentar fazer este método a qualquer altura?