
Prancheta separadora com abertura central de
9 cm x 9 cm
Ao fundo abertura para entrada e saída das abelhas
Prancheta mais grade excluídora é o necessário para este método de desdobramento
Agora é seguir os passos de qualquer outro método de desdobramento , criação do dia e criação operculada ,
para a caixa nova que se vai colocar em cima do ninho tendo o cuidado de deixar a rainha na caixa de onde se
tira os quadros , convem juntar tambem um quadro com mel e pólen.

Coloca-se então a grade excluidora em cima do ninho de onde se tirou a criação, para evitar da rainha subir , ou evitar de descer, caso ela tenha ficado na caixa que fica por cima .

Coloca-se a prancheta separadora em cima da grade excluidora.

A caixa nova que recebeu os 2 quadros com criação vai para cima da prancheta e da grade.
Para finalizar dá-se umas boas fumaradas para obrigar algumas abelhas novas subirem para a caixa nova para
fazerem o trabalho delas , alimentar a futura rainhas.

A abertura lateral como se vê na segunda foto pode ficar direcionada para qualquer lado excepto para a frente da colmeia , o mais curioso disto tudo é que as abelhas que passaram para caixa que fica em cima embora a prancheta tenha uma abertura ao centro, não voltarão mais ao ninho de onde sairam e passam a utilizar a abertura lateral como se vê na foto, e assim criar um novo ninho e um novo enxame se tudo correr bem claro.

E assim está concluído o desdobramento de enxame, espero ter contribuido para o tema dos desdobramentos de enxames ,é só mais um método .
MUITO IMPORTANTE NÃO ESQUECER DE ENTRE O 6 º E 10 º DIAS FAZER UMA INSPECÇÃO Á CAIXA DE CIMA PARA VER SE DE FACTO HÁ ALVÉOLOS REAIS E SE ESTIVEREM RETIRA-SE A CAIXA DE CIMA PARA OUTRO LOCAL PARA QUE A NOVA RAINHA NÃO NASÇA ENQUANTO ESTIVER POR CIMA DO NINHO QUE SE ESTAMOS A DESDOBRAR, POIS SE AS ABELHAS DA CAIXA DE BAIXO DETECTAREM A NOVA RAINHA SOBEM Á CAIXA DE CIMA PARA A MATAR TENHO ISSO POR EXPERIÊNCIA, O IDEAL SERÁ MUDAR A CAIXA PARA
OUTRO APIÁRIO. Este método será talvez o mais prático e mais fácil de trabalhar pois se não resultar basta retirar a grade excluidora e a prancheta ,e as abelhas voltam a juntar ao ninho de baixo e fica tudo como estava antes da tentativa de desdobramento.